Gostou? compartilhe!

 

No período de dezembro de 2015 a abril de 2016, a Geoinform Ambiental, com sua equipe técnica multidisciplinar altamente qualificada, realizou mais um Relatório Ambiental Preliminar – RAP na região de Ribeirão Preto/SP, em empreendimento com potencial ou efetivamente causador de degradação ambiental.

O Relatório Ambiental Preliminar – RAP foi elaborado atendendo as orientações contidas no “Manual Para Elaboração De Estudos Para O Licenciamento Com Avaliação De Impacto Ambiental” da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, envolvendo a realização de diversas etapas, entre elas, a realização do Diagnóstico Ambiental que inclui o estudo do Meio Físico, Meio Biótico e Meio Socioeconômico.

No que tange os estudos do meio Sócio Econômico, foram realizadas entrevistas com moradores, a fim de obter diversas informações da população da  área de influência direta (AID)  e da área de influência indireta (AII) do empreendimento em análise. Por exemplo, foi necessário caracterizar os hábitos da população local, quanto ao uso dos ecossistemas da região e a verificação do grau de dependência das comunidades em relação às diversas atividades no local do empreendimento.

A Geoinform Ambiental realiza pesquisa de qualidade científica, mediante planejamento probabilístico de amostragem domiciliar, baseando-se nos métodos utilizados pelo IBGE, alinhando-se com as mais modernas técnicas de pesquisas domiciliares existentes atualmente, tanto em nível nacional como internacional.

Utiliza-se a técnica de amostragem aleatória auto ponderada, em dois estágios, para a seleção dos setores censitários e dos domicílios, com base em cadastros do IBGE, atualizados pelo Censo 2010. Para os cálculos estatísticos, utiliza-se o ambiente computacional R, o ambiente mais difundido atualmente para computação estatística de alto nível. E para a realização de trabalho de campo, no tocante a coleta dos dados, utilizam-se mapas dos setores censitários, contendo as quadras e respectivos endereços, selecionados probabilisticamente. Tais procedimentos conferem qualidade, credibilidade nos resultados e uniformidade de procedimentos de equipe altamente treinada e monitorada.