Clique nas imagens para ampliar
Saiba mais sobre plano de lavra dnpm
O plano de lavra dnpm é um documento técnico que demonstra os aspectos mais relevantes que envolvem uma mineração. É apresentado de forma detalhada o fluxo das atividades, ordenado conforme as necessidades de extração e beneficiamento, bem como as questões ambientais, operacionais, de saúde e segurança e também de viabilidade econômica.
O plano de lavra dnpm pode ser apresentado de duas formas. Seguem abaixo quais são:
1) Dentro do Plano de Aproveitamento Econômico – PAE que é solicitado na fase de requerimento de lavra para processos sob o regime de requerimento de autorização de pesquisa ou nos casos de áreas sob o regime de licenciamento mineral (registro de licença) que utilize explosivos ou beneficie minérios que necessitem de fragmentação (ex. brita).
Novo PAE com ajustes no plano de lavra dnpm deve ser apresentado nos casos de aditamento de novo minério, arrendamento total ou cessão parcial da área.
2) Dentro do requerimento de licenciamento mineral quando a mineração não utiliza explosivos para o desmonte ou não possui beneficiamento que envolva atividades de fragmentação de minérios.
Igualmente ao Plano de Aproveitamento Econômico – PAE, o plano de lavra dnpm deve ser elaborado por geólogo experiente, legalmente habilitado no CONFEA/CREA, devendo estar acompanhado da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica – ART.
O plano de lavra dnpm tem por objetivo dimensionar o empreendimento minerário em função da extensão da jazida, do mercado consumidor e das características do minério. O plano de lavra dnpm baseado em princípios fundamentais como extração racional do bem mineral, adequado aproveitamento dos recursos minerais, menor impacto visual possível com o meio ambiente, maior estabilidade da área de lavra e manutenção da higiene, saúde e segurança do trabalhador.
Outro tópico essencial dentro do plano de lavra dnpm é a viabilidade econômica do empreendimento. São detalhados os investimentos iniciais, os custos diretos, indiretos, de recuperação ambiental, o preço de venda (R$/t) no mercado, os tributos incidentes, o lucro estimado e por fim o tempo de retorno do investimento.
A Geoinform Ambiental possui equipe técnica especializada para elaborar o plano de lavra dnpm, bem como outros relatórios técnicos exigidos pelo DNPM em todas as fases do licenciamento mineral.
Para saber mais sobre Plano de lavra dnpm
Ligue para 19 3534-4042 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!